Semana do dia 15 ao dia 21 de setembro de 2025
Processos
Depois de uma semana em Fernando de Noronha, férias das férias: pegamos um vôo de uma horinha até Recife e de lá um transfer direto para o Nannai Muro Alto, nosso hotel. Ficamos impressionados com o funcionamento do resort. Mais de 1,2 hectares muito bem cuidados. Parecia uma grande orquestra, uma grande engrenagem, uma grande empresa. Caminhávamos por jardins bem cuidados e avistávamos funcionários até pintando vasos. Sentados ao lado de uma estante sem nenhum pó, falamos sobre como tudo deve funcionar muito bem graças a, entre muitas, uma coisa: processos. De manhã, alguém deve passar pano em todas as prateleiras para em seguida um supervisor vir e falar ok ou faltou aqui, passa de novo; de vaso em vaso, alguém deve passar o ano pintando e quando terminar o último já deve estar no cronograma voltar a pintar o primeiro. Estou pensando nisso desde antes das férias e presenciar essa dança foi inspirador.
Chia
Sabíamos que o hotel teria café da manhã e jantar inclusos. Ao chegarmos, uma surpresa: às 17h, todas as tardes, chá da tarde. Todos aguardavam o grande momento do tocar do sino que daria início ao banquete. Para mim, toda tarde era tapioca de banana caramelizada e doce de leite. Era comida o dia inteiro.
Todas as manhãs, eu repetia o mesmo café da manhã. Iogurte natural, chia, aveia, granola, mel, geléia de frutas, morangos...
Agora, de volta a São Paulo, com os mesmos ingredientes, começo os meus dias com sobremesa.
Óleos
Há algum tempo — contei aqui — estou usando óleo de semente de uva na pele do meu rosto. Depois, comecei a lavar o rosto com um óleo de limpeza micelar. Durante a viagem, encomendei mais óleos e quando vi todos em cima da bancada do banheiro, percebi o quanto viraram parte da minha rotina. Óleo de Limpeza Micelar, antes de lavar o rosto, para tirar maquiagem, filtro solar, suor, impurezas. Óleo de Semente de Uva, depois do meu hidratante de rosto, para criar uma camada protetora. Óleo de Rosa Mosqueta, Rosa rubiginosa, para a pele do colo, das costas, dos braços. Óleo de Amêndoa Doce, depois do banho, para manter a pele do corpo hidratada. Macia, convidativa, reluzente, viçosa... A maioria dos meus suplementos, como não consigo engolir compridos e cápsulas, é também em gotas e óleos. Fora a efervescente vitamina C e do pozinho noturno de magnésio e inositol, tudo o mais são óleos e gotas: Óleo de Prímula e Borragem, Semente de Linhaça e Vitamina E; Vitamina D3+K2; Vitamina B6+B9+B12; Óleo de Ômega 3 — esse deixa tudo impregnado, viu...
Gosto de pensar que é tudo puro. Apenas um ingrediente, natural. Amo os frascos de vidro que, além de já me satisfazerem demais por não serem de plástico, ainda protegem o conteúdo da luz por serem da cor âmbar. E me sinto um pouco feiticeira, alquimista. Sinto um certo poder na energia de conhecer e de criar. Um ritual. Místico, íntimo, próximo do corpo e da natureza.
