Semana do dia 24 ao dia 30 de março de 2025
Guimet
Se tem um museu que visitei pouco e gostaria de conhecer melhor em Paris, é o Guimet, Museu de Artes Asiáticas de Paris. Nas primeiras vezes que visitei, me lembro de ter ficado frente a frente com legendas que descreviam "papel", "vidro", "jade", "cerâmica", e tantos exemplares de obras com técnicas aprimoradíssimas, todas milenares, antes dos milênios ocidentais. Antes dos nossos "primeiros". Muita coisa ali tinha acontecido antes daqui. Elementos de arquitetura, templos monumentais, cavados na pedra. Se Michelangelo dizia apenas revelar a figura que já existia dentro do mármore (isso em 1500), então em Ellora, mil anos antes, se revelavam templos que existiam dentro da pedra, embaixo da terra.
Oráculo do Pão
Realmente ioga virou parte do meu estilo de vida este ano. Ao final das práticas de hot yoga, as professoras costumam deixar algumas cartas dispostas no chão, junto a "um colar para contar 108 om" (foi o termo que usei agora para pesquisar o nome: Jamapala). Às vezes fico reticente em tirar uma carta que tenha uma mensagem nada a ver com o que eu esteja buscando e me tire o foco, que é justamente uma das coisas que vou me levam ao Yoga. Mas tem sido interessante! Um dia desses, tirei a mesma carta que uma amiga tinha tirado na aula anterior: achei que estávamos conectadas! E várias vezes tirei a carta "DISCIPLINA", e fico feliz em sentir que é algo que conquistei. Afinal, quantas vezes eu já fui em aulas este ano? E passei da turma das 7h para das 6h. Quando vou para a aula, vejo o céu mudando de cor com o sol nascendo; outro dia, ao pisar na rua, vi cheia brilhando a lua.
Rachmaninoff
Fui escrever Rachmaninoff, mas no site da Osesp está Rachmaninov. O que rege essa escolha entre o V e o FF? Smirnoff. Smirnov. É o que vem em mente.
Danças Sinfônicas foi surpreendente pois, em casa, meu pai e minha mãe sempre gostaram do Concerto Nº2 para Piano do Rachmaninoff, nov?, então eu esperava que a peça fosse com piano em evidência. Tinha um piano mas não era o piano central. Pianino? Sentamos no "camarote 2", poltronas tal e tal, então ficamos bem em cima da percussão. Do xilofone, de uma mulher tocando tambores. Amei ficar observando a troca de "baquetas" — qual o nome dessa baqueta com bolinha na ponta? Dependendo do som que emitiria, o músico trocava de baqueta. A variação de tamanhos, espessuras, me fez pensar na variação de tamanhos de agulhas de tricô. Na verdade, minha avó Cleonice me deu um par de agulhas muito muito semelhante às baquetas do xilofone, de madeira, com bolinhas azuis nas pontas que indicam a numeração das agulhas. A diferença é que as agulhas de tricô têm pontas realmente.
Sobre as danças, me lembraram também os "ballets russos": na França, parecem ser obcecados em referenciar (Matisse, Yves Saint Laurent) esses balés que na verdade eu nunca vi em ação. Gostaria de entender mais quem são. Já fui a algumas exposições, mas, apesar de saber o visual, a época, a influência na moda, o teatro des Champs Élysées, o coreógrafo Nureev...