Férias, Crochê e Bateria

De 06 a 12 de Janeiro de 2025

Depois do suco da Dona Idê, de abacaxi, água de coco, hortelã e gengibre: uma caipirinha — de cachaça, é claro, e de cacau.

 

 

Férias

Semana de férias, fomos passar alguns dias em Trancoso.

Fiquei impressionada como alguns anos de distância entre uma viagem e outra e como a época do ano podem mudar um lugar. 

Em novembro de 2021 fomos para Trancoso, Caraíva e Corumbau para o meu aniversário. 

Na época, as águas translúcidas, as praias tranquilas. Ao contrário, desta vez, muito mais agito. Como da outra vez, descemos a pé para a praia, caminhamos como tanto amamos. Nossa praia preferida estava cheia de corais. Coisa de lua, de maré? 

No Quadrado, muito mais lojas, muitas das quais vemos também em São Paulo. 

Férias vêm com o desejo da autenticidade do vilarejo. Vêm com a vontade de viajar também no que se vê e se visita, ver algo novo ou de novo. Local, especial. Eis que algo estranho aconteceu: alguns vendiam brigadeiro sem leite e sem açúcar, enquanto esperávamos pela cocada que antes passeava e logo te encontrava.

Certa noite, entramos em uma loja super charmosa, cheia de luminárias na entrada. Dentro, palha importada. Peças costuradas, ao invés de trançadas. Palha de plástico. Cadê a palha brasileira? Cadê a palha nordestina? Perdemos a piaçava?


Crochê

Entre as lojas do Quadrado, a minha preferida. Que só tem lá. 

Acho que vimos a dona e estilista almoçando no café que desta vez era o lugar mais movimentado de Trancoso – isso enquanto eu me deliciava com algo que estava louca para comer na Bahia: tapioca com queijo coalho e banana da terra. Hmmmm. 

Ficamos maravilhados com o trabalho dela, que também é mestre em crochê. Diferentemente da minha proposta, que é incluir na moda o crochê e todas as outras técnicas artesanais e experimentais que aprendi desde muito cedo, o trabalho dela se desenvolve em silhuetas sempre semelhantes, entre vestidos e conjuntos, explorando com maestria mistura de pontos.  

Tudo dela é em poliamida, uma fibra sintética, porém fresca, a melhor para fazer biquínis e roupas de ginástica. Brilho. 

Coisas que me lembram minha avó. Coisas que me lembram as revistas de receitas de crochê. Zíper, forro… isso pode fazer toda a diferença para que o crochê transcenda, não seja circunscrito ao artesanato, e seja incluído como técnica no vestuário — e é dificílimo conseguir quem faça. Bonito de ver e dá orgulho. 

As butiques do Quadrado praticamente não abrem de dia, isso já dá um tom e um tempo todo especial para o lugar. Como se esse lugar nos dissesse: Vá para a praia, vá viver! À noite nos vemos! 


Bateria

Em um dia chuvoso, assistimos parte do documentário do Phil Collins, que tinha visto manchete no Estadão uns dias antes. Adoro como os filhos dele têm mais ou menos a minha idade e como, depois de escutar tanto a trilha dele em Tarzan — aquele início de "You'll Be In My Heart" parece mesmo uma entrada na floresta! —, podemos nos divertir com o que eles produzem também: assisti ao show do Phil Collins em São Paulo com minha mãe (presente do meu pai), era o filho tocando a bateria; assisto Emily em Paris e é a filha, que já via postando em Paris quando eu morava lá, que produz e atua. 

Ao chegar em São Paulo, comprei um livro sobre teoria da música para entender mais sobre o assunto. 



Links dos assuntos da semana

O melhor e mais refrescante suco de Trancoso

O café do momento em Trancoso

Documentário do Phil Collins

Livro: Elementos Básicos da Música, pela Universidade de Cambridge 

Voltar para o blog

Sobre ISABELA MONTEIRO

Isabela Monteiro estudou História da Arte e Arqueologia na Sorbonne e se formou em moda no Studio Berçot em Paris, onde morou por 10 anos antes de retornar ao Brasil para lançar sua marca homônima em São Paulo.

A marca traz para a contemporaneidade, por meio de fibras nobres e cores vibrantes, as técnicas artesanais que Isabela aprendeu com as avós e com a admiração pelas mulheres da família.

Suas coleções são elaboradas com tecidos festivos e peças exclusivas desenvolvidas e feitas à mão por ela e sua equipe de artesãs brasileiras.